
* Um cantinho de diversão, trazendo poesia, cultura, humor e coisas diversas. Aqui o mundo mágico, dedicado à Lua, é indestrutível. Atualizado semanalmente. Comente e colabore!
quinta-feira, 28 de janeiro de 2010
terça-feira, 26 de janeiro de 2010
A PESQUISADORA E O MINEIRIM
UMA PESQUISADORA do IBGE bate à porta de um sitiozinho perdido no interior de Minas.
- Essa terra dá mandioca?
- Não, senhora - responde o roceiro.
- Dá batata?
- Também não, senhora!
- Dá feijão?
- Nunca deu!
- Arroz?
- De jeito nenhum!
- Milho?
- Nem brincando!
- Quer dizer que por aqui não adianta plantar nada?
- Ah! ... Se plantar é diferente.
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
O Reformador do Mundo

AMÉRICO Pisca-Pisca tinha o hábito de pôr defeito em todas as coisas. O mundo para ele estava errado e a natureza só fazia asneiras.
— Asneiras, Américo?
— Pois então?!... Aqui mesmo, neste pomar, você tem a prova disso. Ali está uma jabuticabeira enorme sustentando frutas pequeninas, e lá adiante vejo uma colossal abóbora presa ao caule duma planta rasteira. Não era lógico que fosse justamente o contrário? Se as coisas tivessem que ser reorganizadas por mim, eu trocaria as bolas, passando as jabuticabas para a aboboreira e as abóboras para a jabuticabeira. Não tenho razão?
Assim discorrendo, Américo provou que tudo estava errado e só ele era capaz de dispor com inteligência o mundo.
— Mas o melhor – concluiu – não é pensar nisto e tirar uma soneca à sombra destas árvores, não acha?
E Pisca-Pisca, pisca-piscando que não acabava mais, estirou-se de papo para cima à sombra da jabuticabeira.
Dormiu. Dormiu e sonhou. Sonhou com o mundo novo, reformado inteirinho pelas suas mãos. Uma beleza!
De repente, no melhor da festa, plaf! Uma jabuticaba cai do galho e lhe acerta em cheio no nariz.
Américo desperta de um pulo; pisca, pisca; medita sobre o caso e reconhece, afinal, que o mundo não era tão mal feito assim.
E segue para casa refletindo:
— Que espiga!... Pois não é que se o mundo fosse arrumado por mim a primeira vítima teria sido eu? Eu, Américo Pisca-Pisca, morto pela abóbora por mim posta no lugar da jabuticaba? Hum! Deixemo-nos de reformas. Fique tudo como está, que está tudo muito bem.
E Pisca-Pisca continuou a piscar pela vida a fora, mas já sem cisma de corrigir a natureza.
Monteiro Lobato
Editora Brasiliense – SP – Brasil - 1973
terça-feira, 19 de janeiro de 2010
ADIVINHE
segunda-feira, 18 de janeiro de 2010
sexta-feira, 15 de janeiro de 2010
A HISTÓRIA DOS SAPINHOS

ERA UMA VEZ um grupo de sapinhos que organizou uma competição. O objetivo era alcançar o topo de uma torre muito alta.
Uma multidão se juntou em volta da torre para ver a disputa e animar os competidores. A corrida começou.
Naquela multidão, ninguém acreditava que sapinhos tão pequenos pudessem chegar ao topo da torre. Os espectadores diziam coisas como: "Oh, é dificil demais!!
Eles nunca vão chegar ao topo". "Eles não têm nenhuma chance de sucesso. A torre é muito alta!"
Os sapinhos começaram a cair. Um por um. Só alguns poucos continuaram a subir mais e mais alto. A multidão continuava a gritar: "É muito difícil!!! Ninguém vai conseguir!"
Outros sapinhos se cansaram e renunciaram ao feito, mas um continuou a subir. Este não desistia!
No final, todos os sapinhos tinham desistido de subir até a torre. Com exceção do sapinho insistente, que, depois de um grande esforço, foi o único a atingir o topo.
Naturalmente, todos os outros sapinhos queriam saber como ele conseguiu a façanha.
Um dos sapinhos perguntou ao campeão como ele conseguiu forças para atingir o objetivo.
Não houve resposta. O sapinho campeão era SURDO!!!!
MORAL DA HISTÓRIA:
Nunca dê ouvidos a pessoas com tendências negativas ou pessimistas, porque elas tiram de você seus sonhos e desejos mais maravilhosos.
Lembre-se sempre do poder das palavras, pois tudo o que você ouvir e ler irá afetar suas ações!
Portanto, seja sempre POSITIVO! E acima de tudo seja surdo quando as pessoas dizem que você não pode realizar seus sonhos! Sempre pense: Eu posso fazer isso!
quinta-feira, 14 de janeiro de 2010
PIADAS DE LOUCOS

O HOSPÍCIO estava superlotado. Então os médicos resolveram fazer um exame para ver quem já estava bom. Saíram gritando que o hospício estava inundando. Todos os malucos começaram a nadar no chão, menos um que estava sentado num banco, sorrindo. O médico pensou:"Esse cara já deve estar bom, pois não está nadando". E perguntou para o doido:
- Por que você não está nadando?
- Eu vou esperar a lancha, que é mais rápido.
O DOIDO, sentado num banquinho do hospício, segura uma vara de pescar, mergulhada num balde de água. O médico passa e pegunta:
- O que você está pescando?
- Otários, doutor.
- Já pegou algum?
- O senhor é o quinto.
O LOUCO estava jogando paciência numa ala do hospício, quando um outro chegou e disse:
- Ei, você está roubando.
- Sim, eu sei, mas não espalha.
- E você nunca descobre?
- Não, eu sou muito esperto.
terça-feira, 12 de janeiro de 2010
Adivinhas
O IMITADOR DOS ANIMAIS

PEDRO Pereira Pedrosa tinha uma habilidade rara: imitava na perfeição a voz dos animais. O coim-coim do porco, o au-au do cachorro, o bé do carneiro, o relincho do burrico, tudo ele reproduzia de modo a enganar todo mundo.
- É tal e qual - diziam os ouvintes maravilhados.
Um dia apareceu na cidade um homem se propondo a derrotar o imitador.
- Vamos os dois imitar em público a voz dum porquinho; e se eu não ganhar a partida, cortem-me a cabeça!
Chega o dia. Enche-se o teatro. Pedro apareceu confiante na vitória e imita o leitão novo de modo a entusiasmar o público.
- O outro, agora! O outro!... berra a assistência.
Apareceu o outro, embrulhado num capotão. Preparou-se, remexeu-se e, de repente:
- Coim! Coim! Coim!...
Vaia estrondosa.
- Fora! Fora! Pedro ganhou! Pedro imita melhor! Fora...
O sujeito abriu o capote e suspendeu pelas orelhas um leitãozinho que trazia oculto.
- Vaiai, senhores, vaiai o verdadeiro autor dos coinchos, pois foi este porquinho quem berrou e não eu...
Os espectadores entreolharam-se encafifados.
Mais vale cair em graça do que ser engraçado.
segunda-feira, 11 de janeiro de 2010
CONSCIENTIZE-SE

Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Confira!
Mudar determinados hábitos pode fazer uma grande diferença no orçamento e, principalmente, ajudar o planeta!
ÁGUA
Líquido cada vez mais escasso, a água continua sendo desperdiçada às bicas. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Contudo, no Brasil, esse consumo pode chegar a mais de 200 litros. “O consumo exagerado se deve aos constantes desperdícios e descuido na utilização. Devido à pressão, o consumo é maior em edifícios e apartamentos”, aponta o analista de sistemas de saneamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Márcio Romero. Apesar de os prédios serem os “grandes vilões”, a ordem da economia vale para sobrados, casas térreas e afins.
O BANHEIRO
Romero explica que o banho deve ser rápido, sendo que cinco minutos são suficientes. Segundo ele, a economia é ainda maior se, ao se ensaboar, o registro for fechado. “A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazená-la”.
Os números são alarmantes. Para se ter uma ideia, um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros. Por outro lado, com ele fechado ao se ensaboar, e reduzindo o tempo para os cinco minutos sugeridos, o consumo cai para 81. “No caso do chuveiro elétrico, na mesma situação, são gastos 144 litros na residência. Com os cuidados, o consumo é reduzido para 48”, diz Romero.
Escovar os dentes também requer atenção, já que se pode gastar até 80 litros, caso a torneira fique um pouco aberta durante cinco minutos. Todavia, se deixá-la fechada durante a escovação e enxaguar a boca com um copo d’água, é possível economizar mais de 79. “Ao lavarmos o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, podemos usar 16 litros. A dica é não demorar. O mesmo vale ao fazer a barba. Em cinco minutos, vão-se 80 litros. Economizando, o consumo fica entre dois e três”.
Não utilizar a privada como lixeira ou cinzeiro, e nunca acionar a descarga sem necessidade é outra maneira inteligente de economizar esse bem tão precioso. “Uma bacia sanitária com válvula com tempo de acionamento de seis segundos gasta entre dez e 14 litros”, informa Romero.
COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO
Imagine sua cozinha com uma pilha de louça. Agora, tente visualizar a quantidade de água que será desperdiçada, caso não haja parcimônia.
O funcionário da Sabesp revela que o correto é limpar os restos de comida dos pratos e das panelas com esponja e sabão, primeiramente, para só depois molhá-los. Já as máquinas de lavar só devem ser ligadas quando estiverem cheias.
De acordo com o profissional, uma torneira aberta por 15 minutos durante esse serviço pode gastar 243 litros de água. Com a redução, o consumo chega a 20 litros.
Na área de serviço, por sua vez, o ideal é juntar o máximo de roupa suja antes de usar a máquina ou o tanque. “Se elas forem lavadas à mão, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Água nova, apenas para o enxágue”, orienta Romero, ao ensinar que a água utilizada para a roupa pode ser usada para lavar o quintal e a calçada. “No tanque chega-se a gastar 279 litros e, na lavadora, com capacidade de cinco quilos, 135”.
Se você tem jardim, saiba que regar as plantas durante dez minutos pode gerar um consumo de 186 litros. Por isso, no Verão, o ideal é que ela seja feita bem no início da manhã ou à noite, reduzindo a evaporação. No inverno, pode ser realizado em dias intercalados, pela manhã. “Sem contar que a mangueira com esguicho-revólver também ajuda, chegando a economizar 96 litros por dia”, atesta o profissional. “No caso das piscinas, no Verão, chega-se a perder 3785 litros por meio de evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por um ano e meio. Usar uma cobertura, que pode ser um encerado ou material plástico, reduz esse montante em 90%”.
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
RESPOSTAS CRETINAS PARA PERGUNTAS IMBECIS

QUANDO a gente leva um aparelho eletrônico para a manutenção e o técnico pergunta:
- Tá com defeito?
- Não, é que ele estava cansado de ficar em casa e eu o trouxe para passear.
QUANDO você está dormindo e alguém pergunta:
- Você está dormindo?
- Não, estou treinando pra morrer!
QUANDO está chovendo e percebem que você vai encarar a chuva, perguntam:
- Vai sair nessa chuva?
- Não, vou sair na próxima.
COMPORTAMENTO MUNDO AFORA
1- DIVIDIR a mesa de um restaurante com estranhos é um hábito comum entre os europeus. Não estranhe, portanto, se o maitre acomodar pessoas que você nunca viu em sua mesa.
2- CUIDADO com as más interpretações. No Oriente Médio, se ao cruzar as pernas você mostrar a sola do seu sapato estará insultando o seu anfitrião. A sola é a parte mais baixa do vestuário do corpo e, portanto, a mais suja.
3- NÃO ESTRANHE se vir no Oriente Médio dois homens andando de mãos dadas na rua. Lá, isso é apenas um sinal de grande amizade e respeito entre os dois.
4- CONTROLE sua curiosidade e não fique encarando as pessoas nas ruas, principalmente se você estiver na Índia. Por lá, isso é considerado uma grande humilhação.
quinta-feira, 7 de janeiro de 2010
SUPERMAN
DOIS INDIVÍDUOS conversavam em cima de um prédio, quando um falou:
- Você já se jogou de cima desse prédio assim...
E se jogou do prédio. Ainda suspenso no ar, deu cambalhota, mortal, pirueta, mortal de costas e fez outras acrobacias diversas. Após a demonstração, subiu novamente no prédio e falou para seu amigo:
- E aí, vai tentar?
- Mas é seguro.
- Claro a corrente de ar aqui é muito boa. Não tem nenhum problema. É só se jogar.
- Então, faz de novo que eu vou.
E o cara repetiu toda a gracinha.
Quando o outro se sentiu encorajado, se jogou, mas se esborrachou de cara no chão.
O cara desceu as escadas do prédio e, ao passar rindo pela portaria, o porteiro virou para ele e disse:
- Pôxa, Super-Homem, você quando bebe fica muito malvado.
SCRIBBLENAUTS

O JOGO Scribblenauts, que é totalmente em português, é uma grande pedida para os donos de um Nintendo DS ou DSi. Ele funciona assim: você imagina um objeto, escreve o nome dele na tela do DS ou DSi e, como mágica, ele tomará forma, podendo ser utilizado do modo que o jogador quiser no game. O objetivo do jogo é resolver quebra-cabeças com qualquer “coisa” que vier à mente para que o personagem Maxwell colete estrelas a cada fase.
A 5th Cell, produtora do game, agiu com presteza para que o jogador entenda o funcionamento. Ela fez com que a tela inicial de “Scribblenauts” fosse um verdadeiro laboratório para testar o limite da criatividade. É possível escrever (por meio de um teclado virtual ou de um sistema de reconhecimento de escrita) o nome dos objetos. Escreva “cadeira” e o objeto em questão aparecerá, permitindo que o personagem interaja com ele. Escreva “leão” e o animal surgirá na tela.
As “coisas” que você invocar para dentro do game têm o mesmo comportamento dos objetos na vida real. Por exemplo: escreva “ônibus” e o veículo aparecerá dentro do jogo. Maxwell poderá usá-lo para atravessar uma fase rapidamente. Invoque um gato e um cachorro e eles ficarão brigando até cansar. Um inseticida matará moscas e abelhas.
É difícil encontrar jogos como Scribblenauts, que dão tanta liberdade ao jogador. A criatividade é testada para resolver os quebra-cabeças e o vasto vocabulário em português do título, além de exercitar a mente do jogador, permite repetir o game diversas vezes de forma sempre diferente. Pena que os controles confusos atrapalham a diversão. A 5th Cell precisa corrigir este problema na sequência do game.
A produção é da Warner Bros. Interactive. O gênero é quebra-cabeça. O preço gira em torno de R$ 160.
quarta-feira, 6 de janeiro de 2010
INGLATERRA X BRASIL
terça-feira, 5 de janeiro de 2010
ALMOÇO
CONTRIBUIÇÃO ECOLÓGICA
CHICLETES. Embrulhe antes de jogar fora. Atraídos pelo cheiro adocicado e pelo sabor de fruta, os passarinhos comem restos de chicletes deixados irresponsavelmente em qualquer lugar.
Ao sentirem o chiclete grudando em seu biquinho, tentam, desesperados, retirá-lo com os pés... E aí, acontece o pior: acabam sufocados.
Embrulhe o chiclete num pedaço de papel e jogue-o no lixo.
Sejamos conscientes. Vamos ajudar a Natureza.
MINHA MENSAGEM INICIAL
“TODAS AS COISAS têm seu tempo e todas elas passam debaixo do céu, segundo o termo que a cada uma foi prescrito”
Há tempo de nascer e tempo de morrer
Há tempo de plantar e tempo de colher
Há tempo de matar e tempo de curar
Há tempo de destruir e tempo de edificar
Há tempo de chorar e tempo de sorrir
Há tempo de festejar e tempo de se afligir
Há tempo de abraçar e tempo de se afastar
Há tempo de perder e tempo de buscar
Há tempo de guardar e tempo pra fora lançar
Há tempo de coser e tempo de rasgar
Há tempo de meditar e tempo de andar e correr
Há tempo de se calar e tempo de coisas dizer
Há tempo de amar e tempo de aborrecer
Há tempo de brigar e tempo de paz trazer
Há tempo de fazer tantas coisas
E o tempo só ele é quem diz
Há tempo para tudo!
Aproveite pra ser FELIZ em 2010
Assinar:
Postagens (Atom)