
Pequenas atitudes podem gerar grandes mudanças. Confira!
Mudar determinados hábitos pode fazer uma grande diferença no orçamento e, principalmente, ajudar o planeta!
ÁGUA
Líquido cada vez mais escasso, a água continua sendo desperdiçada às bicas. De acordo com a ONU (Organização das Nações Unidas), cada pessoa necessita de cerca de 110 litros de água por dia para atender às necessidades de consumo e higiene. Contudo, no Brasil, esse consumo pode chegar a mais de 200 litros. “O consumo exagerado se deve aos constantes desperdícios e descuido na utilização. Devido à pressão, o consumo é maior em edifícios e apartamentos”, aponta o analista de sistemas de saneamento da Sabesp (Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo), Márcio Romero. Apesar de os prédios serem os “grandes vilões”, a ordem da economia vale para sobrados, casas térreas e afins.
O BANHEIRO
Romero explica que o banho deve ser rápido, sendo que cinco minutos são suficientes. Segundo ele, a economia é ainda maior se, ao se ensaboar, o registro for fechado. “A água que cai do chuveiro também pode ser reaproveitada para lavar a roupa ou qualquer outra atividade da casa. Para isso, deve-se colocar um balde ou bacia embaixo para armazená-la”.
Os números são alarmantes. Para se ter uma ideia, um banho de ducha por 15 minutos, com o registro meio aberto, consome 243 litros. Por outro lado, com ele fechado ao se ensaboar, e reduzindo o tempo para os cinco minutos sugeridos, o consumo cai para 81. “No caso do chuveiro elétrico, na mesma situação, são gastos 144 litros na residência. Com os cuidados, o consumo é reduzido para 48”, diz Romero.
Escovar os dentes também requer atenção, já que se pode gastar até 80 litros, caso a torneira fique um pouco aberta durante cinco minutos. Todavia, se deixá-la fechada durante a escovação e enxaguar a boca com um copo d’água, é possível economizar mais de 79. “Ao lavarmos o rosto em um minuto, com a torneira meio aberta, podemos usar 16 litros. A dica é não demorar. O mesmo vale ao fazer a barba. Em cinco minutos, vão-se 80 litros. Economizando, o consumo fica entre dois e três”.
Não utilizar a privada como lixeira ou cinzeiro, e nunca acionar a descarga sem necessidade é outra maneira inteligente de economizar esse bem tão precioso. “Uma bacia sanitária com válvula com tempo de acionamento de seis segundos gasta entre dez e 14 litros”, informa Romero.
COZINHA E ÁREA DE SERVIÇO
Imagine sua cozinha com uma pilha de louça. Agora, tente visualizar a quantidade de água que será desperdiçada, caso não haja parcimônia.
O funcionário da Sabesp revela que o correto é limpar os restos de comida dos pratos e das panelas com esponja e sabão, primeiramente, para só depois molhá-los. Já as máquinas de lavar só devem ser ligadas quando estiverem cheias.
De acordo com o profissional, uma torneira aberta por 15 minutos durante esse serviço pode gastar 243 litros de água. Com a redução, o consumo chega a 20 litros.
Na área de serviço, por sua vez, o ideal é juntar o máximo de roupa suja antes de usar a máquina ou o tanque. “Se elas forem lavadas à mão, deixe-as de molho e use a mesma água para esfregar e ensaboar. Água nova, apenas para o enxágue”, orienta Romero, ao ensinar que a água utilizada para a roupa pode ser usada para lavar o quintal e a calçada. “No tanque chega-se a gastar 279 litros e, na lavadora, com capacidade de cinco quilos, 135”.
Se você tem jardim, saiba que regar as plantas durante dez minutos pode gerar um consumo de 186 litros. Por isso, no Verão, o ideal é que ela seja feita bem no início da manhã ou à noite, reduzindo a evaporação. No inverno, pode ser realizado em dias intercalados, pela manhã. “Sem contar que a mangueira com esguicho-revólver também ajuda, chegando a economizar 96 litros por dia”, atesta o profissional. “No caso das piscinas, no Verão, chega-se a perder 3785 litros por meio de evaporação, o suficiente para suprir as necessidades de água potável de uma família de quatro pessoas por um ano e meio. Usar uma cobertura, que pode ser um encerado ou material plástico, reduz esse montante em 90%”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário